sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Potencialidades do m-Learning

Segundo Pelissoli & Loyola (2004) dá-se o nome de m-Learning ou mobile learning (aprendizagem móvel) ao ramo do e-Learning onde a aprendizagem é feita através de aparelhos electrónicos pessoais móveis – telemóveis, iPods, leitores de mp3, PDAs, etc. Estes autores destacam ainda que sendo o acesso à informação uma das grandes vantagens destes utensílios, a comodidade e a rapidez poderá permitir uma maior interacção, tanto entre um grupo de estudantes, bem como na interacção directa com o professor em tempo real, mesmo na altura em que esteja a enviar matéria para os alunos.
Segundo Klopfer et al (2002), citado na “Futurelab” (2006), existem diversas potencialidades educacionais quando o professor opta pelo uso destes dispositivos:
a) Portabilidade – a dimensão e o peso dos dispositivos móveis possibilita o seu uso em diferentes locais;
b) Interactividade – a troca de informações e colaboração entre os alunos é facilitada com estes dispositivos, através de texto, áudio e até mesmo de vídeo;
c) Sensibilidade ao contexto – estes dispositivos podem dar resposta em tempo real a uma determinada matéria a ser estudada, independentemente do local onde esteja;
d) Conectividade – possibilidade de criar uma rede partilhada entre dispositivos móveis e um servidor ou outros serviços de uma rede comum; individualidade – Estes dispositivos permitem, em actividades mais difíceis, um “Scaffolding” mais individualizado por parte do professor.
Dentro desta área o podcast surge como um recurso de enorme potencial no ensino tanto à distância como presencial, pois com este é possível disponibilizar diversos materiais didácticos, tais como exercícios, pequenos documentos de orientação ou até mesmo uma aula (dividida em episódios), que podem ser ouvidos quando e onde o aluno quiser.
O m-learning através do uso do podcast em particular, serão sem dúvida o meio mais utilizado no desenvolvimento de ensino de e-learning, nos próximos anos, isto porque o uso dos dispositivos móveis pelos jovens é cada vez mais vulgar, sendo que a partilha de informação, por estes meios, entre os alunos, já é uma realidade.

Rogério Ramos

Fontes
  • Pelissoli, L & Loyolla W (2004). Aprendizado Móvel (mlearning): Dispositivos e Cenários. Actas do congresso Internacional de Educação a Distância, Brasil. http://www.abed.org.br/congresso2004/por/htm/074-TC-C2.htm
  • Learning with handheld technologies (December 2006) FutureLab. http://www.futurelab.org.uk/resources/publications_reports_articles/handbooks/Handbook198

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