Um estudo de caso realizado numa escola canadiana (Shareski, 2008), que serviu para estudar o texto “The Wave”, mostra como os alunos de 8 e 9 anos usaram o telemóvel como ferramenta educativa, ajudando a promover nos alunos competências diversificadas (envolvimento, responsabilidade, inovação e resolução de problemas). Outros estudos (Moura & Carvalho, 2008a; Moura & Carvalho, 2008b) têm mostrado como a introdução dos dispositivos móveis na sala de aula produzem efeitos positivos na motivação e empenho dos alunos, tanto na aprendizagem individual como colaborativa.
Waycott (2004) realizou um conjunto de estudos de caso com PDAs em contexto de sala de aula e de trabalho, no sentido de apurar os factores de apropriação das novas ferramentas pelos utilizadores e a mediação da ferramenta nos contextos de aprendizagem que suportava.
Valerá a pena repensar a educação em geral e o desenvolvimento de novas concepções de ensino e aprendizagem na educação/formação formal e informal e na aprendizagem ao longo da vida.
Adelina Moura
[1] Stanford Research Institute
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