segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Alguns estudos com dispositivos móveis


Um estudo, sobre o uso de dispositivos móveis em instituições de ensino, foi realizado pelo instituto de pesquisa SRI[1]. Este estudo baseia-se em dados que foram recolhidos, no ano lectivo 2001/2002, em 102 escolas nos Estados Unidos. Os resultados mostram que os dispositivos móveis podem oferecer benefícios ímpares aos alunos. Os docentes que participaram no estudo acreditam que estas ferramentas venham a desempenhar um papel de grande utilidade em contexto educativo. Estes docentes demonstraram grande aceitação e empenho no uso da computação móvel na sala de aula. Os dados deste estudo mostram que a introdução de dispositivos móveis na sala de aula aumentou a motivação dos alunos face à aprendizagem, a colaboração e comunicação entre os participantes.

Um estudo de caso realizado numa escola canadiana (Shareski, 2008), que serviu para estudar o texto “The Wave”, mostra como os alunos de 8 e 9 anos usaram o telemóvel como ferramenta educativa, ajudando a promover nos alunos competências diversificadas (envolvimento, responsabilidade, inovação e resolução de problemas). Outros estudos (Moura & Carvalho, 2008a; Moura & Carvalho, 2008b) têm mostrado como a introdução dos dispositivos móveis na sala de aula produzem efeitos positivos na motivação e empenho dos alunos, tanto na aprendizagem individual como colaborativa.

Waycott (2004) realizou um conjunto de estudos de caso com PDAs em contexto de sala de aula e de trabalho, no sentido de apurar os factores de apropriação das novas ferramentas pelos utilizadores e a mediação da ferramenta nos contextos de aprendizagem que suportava.

Valerá a pena repensar a educação em geral e o desenvolvimento de novas concepções de ensino e aprendizagem na educação/formação formal e informal e na aprendizagem ao longo da vida. 

Adelina Moura


[1] Stanford Research Institute 

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