quinta-feira, 11 de setembro de 2008

As tecnologias móveis em contexto educativo


As tecnologias da informação e comunicação (TIC) (1), em especial as tecnologias móveis (TM) estão presentes no dia-a-dia de grande parte da população mundial. O telemóvel é, hoje, considerado como o símbolo do objecto pessoal. Tendo em atenção a abrangência que as TM estão a alcançar há necessidade de nos interrogarmos sobre como está a acontecer todo este processo de apropriação. Que espaços estão a ocupar nas nossas vidas profissionais e pessoais e nas nossas relações/interacções? Que mudanças se estão a operar? Como actuar face a tantas possibilidades e oprtumidades? Que lugar ocupam na educação?

Considerando sobretudo o espaço de sala de aula, temos de nos questionar sobre como ocorre a apropriação e utilização das TM por parte dos alunos e a aprendizagem mediada por TM. Que implicações têm as TM na aprendizagem individual e colaborativa e na atitude dos alunos em relação à escola e ao programa curricular?

Como devemos organizar os espaços escolares para trabalhar com as TM? Como operacionalizar as mudanças de espaços e tempos de ensinar e aprender que a introdução das TM acarretam? Que papel cabe ao professor, agora que as actividades são mediadas pelas TM?

Daqui nascem outras interrogações fulcrais. Que tipo de actividades? Que sala? Que alunos? Que aulas? Que material didáctivo? Que metodologias? Que mudanças? Que adaptações?

Só através do questionamento chegaremos a compreender para transformar.


Adelina Moura

[1] Gisbert et al. (1996) definem TIC como um novo conjunto de ferramentas, suportes e canais para o tratamento e acesso à informação, com carácter inovador, capazes de promover mudanças tecnológicas e culturais e estabelecer um novo conceito de alfabetização.

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