domingo, 30 de novembro de 2008

Aprendizagem ao longo da vida



As transformações que ocorrem na sociedade actual, leva-nos a mudar os hábitos de vida e de aprendizagem. A necessidade crescente de formação ao longo da vida e a falta de tempo para um ensino formal tem levado à procura de alternativas. Com o crescente desenvolvimento das tecnologias móveis e a evolução dos dispositivos móveis (hardware e software) novos ambientes emergentes se vislumbram.
É premente que cada indivíduo seja capaz de efectuar o “desenvolvimento das capacidades de evoluir e agir num ambiente complexo, de “aprender a aprender” ao longo da vida, de reconstituir permanentemente conhecimentos e saberes” (Couceiro, 1995:7). As exigências da sociedade actual acentuam a necessidade de aprendentes autodirigidos (self-directed learning), capazes de conduzir a sua educação e de aprender por si próprios (Candy, 1991). Para este autor a aprendizagem autodirigida ou autonomia na aprendizagem raramente é solitária, na medida em que ela ocorre no seio de grupos sociais (família, clubes, trabalho). A natureza social da aprendizagem é primordial para ajudar os aprendentes que se auto instruem. Estudos realizados por Tough (1967, 1971) foram relevantes para a investigação no âmbito da aprendizagem fora do contexto educativo ou aprendizagem informal. Aprender com autonomia (Canelas, 2008) é uma exigência da sociedade da informação e do conhecimento. A construção do conhecimento mediado por ambientes virtuais de aprendizagem tem contribuído para uma nova forma de aprender e ensinar dentro e fora do ensino formal. Com as novas funcionalidades dos dispositivos móveis a auto construção do conhecimento ganha outras dimensões, tanto em contexto formal como informal, assentes nos conceitos de apropriação e mediação (Waycott, 2004).
As tecnologias móveis têm um papel importante na aprendizagem autónoma ao criarem condições necessárias para uma aprendizagem autodirigida ao longo da vida. Importa, pois discutir sobre os desafios da sociedade do conhecimento, as inovações tecnológicas e as competências necessárias aos trabalhadores no século XXI. Como preparar os estudantes para viver e trabalhar na sociedade do conhecimento? Que capacidades, habilidades e qualificações são requeridas pelas empresas numa economia do conhecimento? Que mudanças são necessárias fazer nas competências dos trabalhadores da sociedade da informação e comunicação?

Adelina Moura

Sem comentários: