quinta-feira, 10 de setembro de 2009
Tendências
quinta-feira, 6 de agosto de 2009
sexta-feira, 31 de julho de 2009
terça-feira, 14 de julho de 2009
Uso de tecnologias na sala de aula
"Si los maestros carecen de tiempo, incentivo o ingenio para proporcionarlo, si los estudiantes se sienten demasiado desmoralizados, aburridos o distraídos para prestar la atención que sus maestros necesitan recibir de ellos, entonces ése es el problema educativo que hay que resolver -y resolverlo a partir de la experiencia de los maestros y los estudiantes. Si en vez de ello se recurre al ordenador, no es una solución, sino una rendición".
(Roszak, citado en Romero, 1999)
Este é o mote para dizer que está na hora de utilizar as tecnologias móveis (telemóvel, mp3, mp4, PDA, PSP), que andam no bolso dos nossos alunos, dentro e fora da escola, no sentido de resolver o problema educativo de falta de atenção, aborrecimento e desmoralização dos alunos.
O Podcast dentro e fora da sala de aula.
terça-feira, 12 de maio de 2009
iPhone ou iPod Touch obrigatórios num curso de Jornalismo do Missouri

A Faculdade de Jornalismo da Universidade do Missouri, onde nasceu em 1908 o primeiro curso de jornalismo do mundo, vai solicitar, no próximo ano lectivo, que os seus alunos tenham um iPhone ou um iPod Touch, para descarregarem materiais académicos.
O leitor de mp3 iPod Touch custa cerca de 230 dólares (169 euros - o modelo 8G) e o iPhone 250 dólares (183 euros).
"A melhor solução para os estudantes que não tenham iPod Touch ou iPhone é ir à TigerTech, a loja de informática da Universidade, e comprar um", lê-se num folheto informativo da Universidade, onde se assegura também que aquele estabelecimento pratica preços baixos e facilita o pagamento.
O objectivo é que os estudantes possam descarregar no seu iPhone ou iPod materiais lectivos especialmente preparados pela Faculdade.
A Universidade do Missouri também requer que os seus alunos tenham computador portátil com o Microsoft Office e ligação wi-fi à Internet e, embora não o exija, recomenda aos estudantes computadores da marca Apple.
Este centro universitário é, de momento, o primeiro dos Estados Unidos a introduzir o iPhone e o iPod Touch como material lectivo, mas outros avanços tecnológicos poderão, em breve, ser indispensáveis nas aulas, podendo mesmo vir a substituir os livros de texto.
Fonte: Público